fbpx

Saiba como dar os primeiros passos para cuidar de processos burocráticos durante a morte de um ente querido

 

Perder um ente querido é sempre muito delicado. Muitas vezes os familiares ficam sem saber como agir, pois, além da dor do luto, é preciso lidar com várias outras questões nessas horas. A gerente de Cuidado ao Cliente do Cemitério e Crematório Morada da Paz, Mariana Cedraz, destaca que existem formas de tornar os preparativos para o velório um momento de homenagens e despedida. “O ideal é sempre buscar o planejamento antecipado para não precisar lidar com burocracias no momento da perda”, orienta.

Optando por um plano funerário, além de atenuar o desgaste emocional, e se dar a possibilidade de focar apenas na despedida, é possível se planejar melhor financeiramente. Escolhendo previamente a Assistência Funeral Morada da Paz Essencial, as opções são plurais, dando ao consumidor a opção de pagar mensalmente a partir de R$ 29,90 no plano mais simples.

Em comparação, um único serviço funerário – com urna, velório e flores – pode sair a partir de R$ 2,5 mil, em média, podendo passar desse patamar se a família não tiver um jazigo. Dessa forma, ao acionar a assistência funeral Morada da Paz Essencial, todas as medidas burocráticas e financeiras são resolvidas pela empresa, garantindo uma despedida mais digna e acessível.

Escolha do serviço funerário

A gerente de Cuidado ao Cliente do Morada da Paz, Mariana Cedraz, reforça que é importante escolher um serviço funerário preparado para receber uma família enlutada em um momento de estresse emocional. “A equipe responsável pela orientação do cliente deve estar preparada para orientar sobre a documentação necessária e os processos burocráticos para clientes que não estão conseguindo se concentrar. Uma equipe bem treinada e composta por profissionais capacitados em luto sabe como abordar a família, acolher e transmitir segurança”, frisa.

Ela esclarece, ainda, que, no geral, existem cinco providências que são primordiais no caso de falecimento. Confira abaixo:

Declaração de óbito

A declaração de óbito é a primeira das providências, pois é o documento que atesta o falecimento, a causa da morte, fornecido por um médico, e a circunstância, que pode ser natural ou não natural/acidental. Se a morte for natural, caso o óbito ocorra em casa e com assistência médica, a declaração de óbito deverá ser preenchida pelo profissional que fez o acompanhamento. Mas caso ocorra sem assistência médica, o falecido precisará ser removido para o Serviço de Verificação de Óbito por uma funerária para emissão da declaração de óbito.

Em caso de morte não natural/acidental, a Declaração de Óbito deverá ser assinada apenas por um médico do Instituto de Medicina Legal (IML) ou Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Caso a vítima seja encaminhada ao hospital e faleça, a Polícia Civil deverá ser acionada para conduzi-la ao IML/ITEP, onde o médico legista emitirá a Declaração de Óbito. Se o falecimento ocorrer no local do acidente, apenas o IML/ITEP poderá realizar o traslado.

Certidão de óbito

Com o atestado de óbito em mãos, o próximo passo é obter a certidão de óbito. Com os documentos necessários, caso a família ainda não tenha solicitado o auxílio de uma funerária ou da sua assistência funeral de confiança, a partir deste momento ela precisará procurar por uma. Cada funerária tem uma forma de atuar e um leque de produtos e serviços a oferecer.

Basicamente, o serviço acontecerá em três etapas: os preparativos para o funeral, o momento das homenagens no velório e, por fim, a escolha pelo sepultamento ou cremação. A funerária Morada da Paz ou a assistência funeral Morada da Paz Essencial, por exemplo, estão preparadas para acolher e orientar a família em todas as etapas, evitando que a mesma precise se deslocar para diferentes unidades ou buscar múltiplas empresas.

Funeral

A partir de agora, será realizado o traslado do ente falecido até a funerária para que iniciem os preparativos. Nessa etapa, também serão tomadas as providências relacionadas à definição dos locais e horários para o velório e sepultamento ou cremação. A família precisará escolher a urna, popularmente conhecida como “caixão”, flores e as vestimentas que serão usadas pelo falecido. Também é aconselhável a contratação do serviço de tanatopraxia, uma técnica de preparo e conservação que permitem ao ente querido o reconhecimento pela família, preservando as características da aparência do falecido. Por último, os familiares irão decidir como gostariam de paramentar o espaço ou ainda se realizarão alguma homenagem especial.

Velório

Por mais que não seja obrigatória, a tradição de velar o ente querido é muito antiga e pode ser realizada na própria residência ou em salas de velório. Algumas empresas possuem centros de velório especializados, com diversos ambientes, preparados para acolher a família durante todo o período em que a mesma desejar velar e se despedir de seu ente querido. Após o velório, a família deve decidir se deseja um sepultamento ou uma cremação.

Sepultamento ou cremação

Ao fim das homenagens, chega-se ao momento da despedida final, em que as famílias costumam optar pelo sepultamento ou cremação. Geralmente, no caso do sepultamento, a família quer um referencial físico e uma maneira de poder voltar ao lugar onde o ente querido está sepultado para prestar homenagens. Já as famílias que optam pela cremação, geralmente o fazem atendendo a uma vontade do ente querido de ter suas cinzas guardadas ou mesmo aspergidas em um lugar especial. Vale lembrar que para a cremação ser realizada, é necessário que na declaração de óbito tenha a assinatura de dois médicos.

A assistência funeral Morada da Paz Essencial conta com um sistema de atendimento 24 horas através do telefone 0800 123 4848. O mesmo número funciona para WhatsApp de segunda a sexta. Todas as informações também podem ser conferidas no site www.moradaessencial.com.br.